quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Por que, o que e como?


Podemos passar pela vida – nascer, crescer, envelhecer e não adquirir a maturidade necessária. Viver, ou simplesmente sobreviver, sem entender o “o porquê”, “o que” e “o como” das coisas. Nestas condições não conquistamos o crescimento como pessoa, seremos facilmente influenciados e ficaremos na condição de dependentes, ou seja, não conseguiremos adquirir a nossa confiabilidade para, em seguida, conquistar a confiança de outras pessoas.
Se quisermos enxergar as coisas como elas realmente são, precisamos criar o hábito de perguntar. Por exemplo: será que sabemos respirar como deveríamos? Por simples que isto possa parecer muitos não conseguem sequer respirar corretamente. Não sabem encher todo o pulmão de ar para depois deixá-lo sair. É preciso inspirar e expirar de modo adequado para melhorar o desempenho físico, mental e emocional.
Viemos ao mundo para observar, aprender, crescer, amar e morrer. Há uma frase que diz: “nem com milhões de moedas de ouro podemos recuperar um só instante da vida. Que maior perda, então, do que a do tempo desperdiçado?” Por que e como mudar isto?
Se quisermos ter uma vida sã o segredo está em não lamentar o passado, não se “pré-ocupar” com o futuro, mas viver sábia e seriamente o presente, descobrindo o “porquê” e o “como” de tudo.
Algumas reflexões: por que a beleza não é um atributo das coisas em si e só existe na mente de quem as contempla? Por que sonhar é preciso? Por que o Brasil, apesar de crescer economicamente, não consegue ter o mesmo nível de crescimento em outras áreas? Por que a insegurança aumenta a cada dia? Por que saúde e a educação no País não apresentam os resultados desejados? Por que a cada dia mais jovens caminham para o mundo das drogas? O que fazer? Como mudar tudo isso? É possível?

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário: