segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Equipe vencedora


Todos sabem que grandes resultados não se conquista individualmente. Então, como montar uma equipe vencedora? Esta é uma pergunta, cuja resposta deve interessar a empresários, empreendedores, políticos e dirigentes públicos.
Primeiro, é preciso juntar, em torno dos objetivos e metas, pessoas talentosas, criativas e que tenham práticas proativas, ou seja, com iniciativa e responsabilidade. Se, no início, isso não for possível, um consultor poderá criar as condições para implantar a semente nessa direção.
Segundo, características como autoconfiança, foco e persistência não podem faltar em equipes vencedoras. Portanto, é necessário que os membros do “time” sejam pessoas motivadas, ou seja, com força de vontade.
Terceiro, é estratégico desenvolver a liderança pessoal e interpessoal entre os componentes, fazendo com que incorporem o maior número possível de atributos da verdadeira liderança.
O mundo atual é complexo, incerto, veloz e cheio de turbulências. Neste ambiente, cada integrante da equipe deve estar preparado para agir sem ter que ouvir o “faça assim”. A metáfora é a seguinte: no passado, era como se todos trabalhassem num lago calmo. Hoje, é como se estivéssemos praticando o rafting.
Quando os níveis de confiança de uma equipe são elevados, o trabalho passa a ser executado com mais facilidade, os resultados aparecem numa maior velocidade e com menores custos.
Portanto, o maior segredo de uma equipe vencedora e que sustente bons resultados é atrair, reter e criar condições para uma motivação duradoura, a partir da elevação da confiança.

EDINALDO MARQUES
Professor da Ufal, Consultor e Conferencista

Nenhum comentário: