terça-feira, 6 de outubro de 2009

Foque o tempo


Ninguém gerencia ou controla o tempo. Então, por que nos dias atuais fala-se tanto sobre esse tema?
Na era da informação, do conhecimento e da tecnologia, você tem à sua disposição a internet, twitters, blogs, livros, jornais, revistas e inúmeros outros acontecimentos. São tantas coisas a fazer, que as 24 horas ou 1440 minutos do dia podem parecer que não são suficientes.
Na realidade, o máximo que cada um de nós pode fazer é controlar os eventos que marcam a passagem do tempo. Reuniões, um programa de TV, uma festa, o nascer do sol etc., são eventos. E é aí, que a maioria das pessoas se perde, exatamente no gerenciamento dos eventos, ou seja, na escolha do que fazer, daquilo que é realmente mais importante para si e que não pode deixar de ser feito.
Você quer produzir mais hoje, ter mais tempo para você e a família, encontrar o sucesso, a felicidade e ter mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal? Então, arrume o seu dia como você arrumaria uma mala de viagem. Comece colocando o que é essencial. Depois, se sobrar espaço, coloque as pequenas coisas, menos necessárias e que poderiam ficar de fora.
Aprenda a liderar a si, agir com proatividade, conheça um processo completo de planejamento e execução, use a ferramenta que melhor lhe convém e que facilite a aplicação diária – agenda, palm top ou notebook, para poder transformar seus sonhos, ideias e desafios em realidade.
Viva a vida como deve ser vivida, podendo influenciá-la, sabendo aonde deseja chegar, ao invés de ser sempre influenciado.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da Ufal e Consultor

Nenhum comentário: