segunda-feira, 9 de maio de 2011

Autocontrole


A Gazeta de Alagoas de domingo passado (08 de maio) trouxe na página A6 – Política, uma matéria de autoria do repórter Davi Soares, intitulada “Retratação não é novidade no meio político alagoano”.

Não são apenas os políticos, que se deixam dominar pela emoção, pronunciam frases indevidas – sem pensar, e são obrigados a se retratar ou responder ação por danos morais e constrangimento na justiça. Isso é uma questão que acomete várias pessoas. A causa é a incapacidade de lidar com as próprias emoções.

Além da inteligência cognitiva é preciso desenvolver a inteligência emocional, que começa pela intrapessoal – capacidade de conviver bem consigo mesmo. Pessoas que não desenvolvem a mente emocional sofrem sucessivos “sequestros” cerebrais. Têm a razão superada pela emoção em qualquer situação mais difícil.

Há uma frase que diz: “No mundo animal, a vítima é o bicho lento que não controla os movimentos. No mundo humano, a vítima é a pessoa rápida que não controla as palavras”.

Como as emoções são mais velozes do que o raciocínio, deve-se dar um tempo antes de agir, a fim de evitar arrependimentos.

O desenvolvimento da inteligência emocional depende do caráter, da força de vontade – ou automotivação e do autoconhecimento emocional.

Edinaldo Marques
Professor e Consultor
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com

Nenhum comentário: