quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reflexão acadêmica II


Ontem (24) aconteceu o primeiro debate no processo de escolha do novo reitor da Ufal. Os três candidatos que disputam o mais alto cargo na universidade Paulo Vanderlei, Valéria Correia e Eurico Lôbo apresentaram suas propostas de trabalho.

A decisão do conselho universitário de manter a eleição para o dia 08 de junho dificulta as discussões e prejudica os candidatos Paulo Vanderlei e Valéria Correia, que fazem oposição a atual administração. Não haverá tempo suficiente para que toda a comunidade possa conhecer e esclarecer suas dúvidas. Fica claro que essa decisão beneficiou o candidato da situação, Eurico Lôbo. Vinte e dois dias de campanha apenas, é muito pouco tempo para explicar como serão enfrentados os graves problemas hoje existentes, de infraestrutura, falta de segurança, baixa motivação, amadorismo na gestão...

Vários pontos precisam ser refletidos pela comunidade universitária. A Universidade Federal de Sergipe desde 2004 tem um orçamento anual de 80 milhões de reais menor do que a Ufal. Porém, lá na UFSe, há mais cursos de graduação e de pós-graduação. Além disso, a interiorização avançou e é um sucesso, ao contrário da Ufal onde a interiorização ainda está muito PRECARIZADA.

A pergunta que se faz é a seguinte: ISSO É UMA PROVA DE QUE A GESTÃO NA UFAL É DEFICIENTE? HOUVE FALHA DE PLANEJAMENTO NA UFAL? POR QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DA UFAL NÃO USA A CIÊNCIA MODERNA DA ADMINISTRAÇÃO PARA ELABORAR UM PLANEJAMENTO EFICAZ E EXECUTAR EM MENOS TEMPO?

Edinaldo Marques
Professor da Ufal
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com
www.administradores.com.br (membro)

Um comentário:

Toledo disse...

Qual será a carga horária dos professores da UFSE?
Na UFAL é um mistério...
Qual será o regime de trabalho dos técnicos da UFSE?
Não UFAL só se cumpre 30 horas semanais, e olhe lá!