sexta-feira, 27 de maio de 2011

Programa estratégico do governo do estado de Alagoas


O lançamento recente do programa estratégico do governo do estado de Alagoas é um passo importante para criar uma direção a ser seguida, com a certeza de que as maiores prioridades poderão ser concretizadas, a fim de garantir um desenvolvimento sustentável. Mas, ainda não é o principal. O planejamento, como o próprio nome diz, é algo que está apenas no papel. Precisa se transformar em realidade. Para que isto aconteça e com a velocidade necessária torna-se imprescindível envolver e desenvolver multiplicadores, pessoas com capacidade de inspirar servidores a se engajar na execução das ações necessárias.

A segunda parte do trabalho será mais espinhosa do que a primeira. Vai exigir foco na execução, produtividade, liderança pessoal e intrapessoal.

Um passo importante seria quebrar alguns paradigmas impregnados no serviço público e que dificultam a realização de metas. Uma mudança de cultura pode ser promovida, a partir de um processo de trabalho eficaz daqueles que comandarão setores e projetos. Se estiverem preparados com paradigmas, motivações, “ferramentas” e habilidades corretas conseguirão a participação progressiva dos servidores.

O ideal seria que os coordenadores pudessem participar de um T & D, para conhecerem práticas e procedimentos eficazes de gestão de pessoas. Isto facilitaria no sentido de promover o comprometimento dos servidores na consecução dos objetivos.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
Palestrante
Pós-Graduado em Administração
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com
www.administradores.com.br (membro)

Nenhum comentário: