quarta-feira, 4 de maio de 2011

Líderes: como desenvolvê-los?


Uma das maneiras de desenvolver LÍDERES EFICAZES é levar pessoas - dirigentes, executivos e profissionais para uma caminhada de alguns dias na montanha do Everest (a mais alta do mundo). Chegam até 5.500 metros de altura.

Isso envolve muitos DESAFIOS. Exige ESFORÇO, DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO. Momentos de ansiedade e estresse são vivenciados. Tanto numa expedição quanto no trabalho, tentar chegar ao cume pressupõe uma série de perigos. Os principais desafios são os efeitos da altitude, cansaço, ansiedade, medo e o choque cultural para atingir o topo. Na montanha, como nos órgãos públicos e empresas privadas, é preciso ESTAR ATENTO ÀS MUDANÇAS INESPERADAS COMO TEMPESTADES (esta é a metáfora).

É uma forma de aprender a trabalhar em equipe, administrar riscos e conviver com as adversidades.

Várias lições são aprendidas: 1ª) Um projeto como esse, não se realiza de um dia para o outro; 2ª) É preciso ter muita persistência, não desistir no primeiro obstáculo; 3ª) É preciso estar realmente muito atentos uns com os outros; 4ª) Por mais preparado que você esteja, é preciso respeitar os riscos oferecidos pelo ambiente; 5ª) Tenha sempre um plano para enfrentar contingências; 6ª) Muita paciência e persistência ao liderar um grupo é fundamental.

Quem faz? Uma universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos - Wharton School. Poderemos de modo similar, sem sair de Alagoas, escolher alguns locais e fazer treinamentos semelhantes.

Edinaldo Marques
Engº Civil, Professor e Consultor
Pós-Graduado em Administração
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com
www.administradores.com.br
edinaldo_melo50@hotmail.com

Nenhum comentário: