terça-feira, 3 de maio de 2011

Diferencial


Alguém já imaginou o quanto a força do querer pode fazer a diferença? Afinal, o ser humano é o único animal do planeta capaz de fazer greve de fome. Apesar de ter consciência que uma greve de fome pode levar até a morte, mesmo assim, alguns ainda fazem. A energia motivacional está dentro das pessoas e elas nem percebem.

Se os administradores públicos investissem num processo de obtenção de motivação duradoura, certamente, os resultados obtidos nos diversos órgãos públicos seriam bem diferentes. A produtividade e a qualidade dos serviços melhorariam.

Mas, repito, isso é um processo. Significa dizer, que envolve várias etapas a serem colocadas em prática. Primeiro, o dirigente precisaria melhorar sua condição de liderar pessoas com eficácia usando paradigmas corretos para o século XXI. Ser menos chefe e mais líder. Segundo, seria necessário criar um T & D, que permitisse mudar mentalidades, fazer com que os servidores percebessem a vantagem de ter motivações positivas. Isto melhora a qualidade de vida.

Terceiro, o dirigente deve conhecer todos os fatores que fazem com que os servidores se motivem: salário, realização pessoal, reconhecimento, segurança, perpectivas futuras e clima organizacional.

Portanto, não é apenas o salário, como alguns pensam, que motiva as pessoas. Existem outras necessidades que precisam ser atendidas.

A produtividade está diretamente relacionada com a motivação para o trabalho. Pessoas motivadas produzem mais e melhor, com os mesmos recursos.

Então, senhores dirigentes, se quiserem promover que a motivação aflore em seus servidores, inspirem confiança, ouçam com o intuito de entender, saiam do paradigma da era industrial e partam para a era do conhecimento, tratem as pessoas como pessoas e de um modo justo, criem um T & D, estabeleçam metas e objetivos de forma compartilhada, criem um plano de carreira e fixem uma carga máxima de trabalho de 8 a 9 horas (no máximo).

Esses são os “ingredientes” de uma motivação duradoura, que será um grande diferencial.

Edinaldo Marques
Engº Civil
Professor, Consultor e Palestrante
Pós-graduado em Administração
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com
www.administradores.com.br
edinaldo_melo50@hotmail.com

Nenhum comentário: