quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como desenvolver Alagoas economicamente e de modo sustentável


Contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável de Alagoas deve ser um compromisso de toda e qualquer pessoa que vive neste estado. Estamos na era do conhecimento, da inovação e da competitividade. Novos pontos de vista devem nortear as decisões dos governantes, da classe empresarial e da sociedade, no sentido de que isso possa ser uma realidade no menor espaço de tempo possível.

Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX, dizia: “o motor da economia é o empreendedorismo (individual e coletivo)”. Já Louis Jacques Filon, pai da teoria visionária, citou: “se a educação empreendedora fosse bem organizada, poderíamos ver no Brasil uma eclosão empreendedora como poucas vezes se viu na história. Mesmo no interior do país, existem culturas empreendedoras muito diversas de uma região para a outra”.

Para o sucesso de um negócio criado a partir de ideias dos empreendedores a contribuição da tecnologia, ou do talento, é de 5% e do “empresariamento” 95%. Portanto, para que haja resultado é preciso desenvolver habilidades e práticas eficazes de gestão.

Para tal, é preciso promover uma revolução na educação em nosso estado, voltada para o século XXI, se quisermos realmente desenvolvimento econômico e sustentável. Mudar paradigmas dos gestores. Sair do amadorismo e profissionalizar cargos de direção dos mais altos aos mais baixos níveis. Mudar o modelo vencido e errado hoje aplicado – qualquer um pode administrar. Mais do que um técnico, graduado ou pós-graduado, é preciso que as pessoas sejam profissionais em liderança e gestão eficazes. Se não forem devem ser treinadas num processo de T & D. Caso contrário o APAGÃO DE VISÃO E DE GESTÃO impedirão o desenvolvimento.

É preciso implantar novas políticas públicas. Já nos primeiros anos de escola, ainda no ensino básico/fundamental devemos desenvolver nas crianças e nos adolescentes o “vírus” do empreendedorismo. Preparar pessoas desde cedo com visão, conceito de si, projeto de vida – metas e objetivos, propósito mental, bússola interior, educação para valores elevados, educação emocional, disciplina e líderes de si.

Mas antes, é necessário treinar os professores. Isto é possível. A Ufal pode e deve contribuir com esse processo. Conhecemos passo a passo cada ponto da mudança a ser efetivada, a fim de tornar uma realidade.

O sonho da grande maioria dos profissionais em Alagoas é ser empregado do governo. Isto não é sustentável. Precisa mudar essa mentalidade. E quanto mais cedo da vida, melhor. Gerar empregos públicos não deve ser objetivo prioritário do Estado. A quantidade atual de servidores é suficiente, salvo em algumas situações especiais.

Agora é necessário criar um processo de sinergia na administração pública estadual, no sentido de aproveitar o potencial disponível e adormecido.

Edinaldo Marques
Engº Civil e Professor
Consultor e Palestrante
Pós-Graduado com Mestrado em Administração
www.twitter.com/edinaldomarques
www.facebook.com
www.administradores.com.br (membro)

Um comentário:

Anônimo disse...

limpem as praias..sao paradisiacas mas um lixo so!facam propaganda no exterior, pacotes com precos justos para estrangeiros, contratem pessoas q falem ingles